top of page
Blog Jurídico: Blog2

Dicas de como Enfrentar a Crise Econômica Resultante da Pandemia do COVID-19

Atualizado: 15 de jun. de 2020



Como podemos analisar, estamos passando por uma crise econômica muito grande, que a nossa geração ainda não havia vivido, pois mesmo com tudo que o Brasil já passou e o modo como dificulta a vida dos empresários, neste momento, está ainda mais dificultoso manter a saúde econômica dos negócios.


Será este o momento de se desesperar, tentar todas as vias de empréstimos bancários que estão constantemente sendo oferecidos no mercado? Não, é hora de analisar à fundo suas finanças, seus gastos reais e suas receitas.


Dentro dessa análise deve se entender quais são suas prioridades, pois o momento é de enxugar gastos e analisar o que o mercado financeiro está oferecendo para ajudar a manter seu capital de giro saudável.


Contudo, envolto em inúmeras dívidas, ou até mesmo contas a pagar, funcionários a cumprir com a folha de pagamento, tributos, enfim... Uma infinidades de fatores que vão gerar desespero a qualquer ser humano, principalmente aqueles que não tem somente a sua família para gerar renda e sustentar, há outras que fazem parte desse seu ciclo econômico, que no caso são seus funcionários, e estes precisam de todo esse suporte também, isto é, ele depende da sua atividade para manter sua renda e de sua família.


No entanto a demanda de contas, precisa ser vislumbrada pelo prisma de que uma saída existe, mesmo que seja trabalhosa ou desconhecida, muitas vezes devemos recorrer a profissionais que possam nos trazer dimensões diferentes da nossa realidade, que muitas vezes estamos de olhos fechados para outros caminhos.


E um a ser bem analisado, com um profissional habilitado para tanto, são as reduções de tributos, pois fazem parte de muitos custos que uma empresa possui, que nesse momento será crucial para a manutenção desta, sendo assim, importante destacar que os tributos podem ser estudados para cada caso em questão.


Uma forma bem eficaz, será fazer um estudo de toda a sua atividade, para que dentro dessa análise sejam feitos ajustes que possibilitem reduções de tributos, seria então o momento mais propício para realizar um planejamento tributário.


Desta forma, encontrará meios para recuperar tributos pagos de forma indevida, uma maneira encontrada na legislação de fazer com que recupere valores que nem mesmo tinha conhecimento que teria direito, bem como entender que talvez o seu enquadramento tributário não esteja muito proveitoso para o seu negócio, ou seja, o que venho esclarecer são algumas questões que podem ser uma saída importante nesse momento de pandemia e que vai servir para o futuro de empresa.


Vamos arregaçar as mangas e fazer com que medidas sejam tomadas para que seu negócio sobreviva a essa crise econômica generalizada.


Joselane Desiderati

Advogada Tributarista


 

Há alguns sites dando dicas de educação financeira, mas trouxe o do Banco Central que traz várias dicas bem interessantes:


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page