top of page
Blog Jurídico: Blog2

Você Sabia que o ramo das Farmácias e Empresas de Cosméticos Podem Restituir PIS/COFINS Monofásico


Esse post é dedicado completamente ao ramo das farmácias, pois como todo empreendimento, isto é, toda empresa, possui sua tributação própria, e com elas vários problemas também, porque é verdade que a carga de impostos e contribuições são muito elevadas para qualquer brasileiro que diariamente verifica o que paga.


E no que se refere a contribuição de PIS/CONFIS há que se verificar que também faz parte de seu corpo de tributos a pagar, não somente ICMS, ISS, IPTU, ICMS-ST, a relação é enorme e seus valores também, o que faz muitos empresários desistirem de empreender ou até mesmo sonegar.


Mas, com um planejamento correto, pode haver uma redução drástica na sua tributação, mas hoje vamos falar apenas sobre o PIS/COFINS monofásico que se aplica principalmente aquelas farmácias que estão no Simples Nacional, isso quer dizer que há a possibilidade de que você esteja pagando tributo sem necessidade.


Isso mesmo, sem necessidade, pois para determinados produtos eles são tributados no início da cadeia produtiva, antes de chegar aos atacadistas e revendedores, como você.


Os exemplos de produtos tributados pelo PIS/COFINS monofásicos são: alguns medicamentos, perfumaria, toucador, cosméticos.


Verificado que essa relação de produtos faz parte de muitos que vende em sua empresa, consequentemente você está pagando o PIS/CONFINS novamente destes, mas não é culpa de ninguém, isso ocorre porque o cálculo de sua tributação é feito no geral, baseado no seu faturamento, sem separar esses produtos.


Mas nem tudo está completamente perdido, esses valores pagos podem ser restituídos, através de um procedimento administrativo feito junto à Receita Federal, podendo recuperar dos últimos 5 anos, isso mesmo...


O mais interessante nisso tudo, que não há processo judicial para realizar essa recuperação, ela é feita administrativamente, e os valores são depositados diretamente na conta do contribuinte, num prazo bem curto.


Agora que está por dentro desse direito que possui, entra em contato para maiores dúvidas.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page